Musicalização (Iniciação)

Professores:Tania Turibio,  Tico d’Godoy, Dani Godoy

A palavra musicalização tem um sentido bem mais amplo do que ensinar leitura e escrita musical.Pode se dizer sensibilidade mais desenvolvida para perceber os fenômenos musicais e que saber expressar por meio da música cantando, assoviando ou tocando um instrumento.

A música deve ser recuperada como linguagem natural, como linguagem viva de pensamentos e emoções.

O despertar musical é uma riqueza para a formação educacional da criança.

A música, além de suas próprias atribuições,socializa e sensibiliza a criança, desenvolve o seu poder de concentração e raciocínio, tão importantes em todas as fases de nossa vida. Auxilia ainda na coordenação motora e na parte fono da criança.”A criança que escuta bem, fala bem. E esse desenvolvimento do seu senso auditivo, vem colaborar diretamente no processo de alfabetização.

É vivenciado som e ritmo, através de jogos e recreações, conhecendo diversos instrumentos; cantando e tocando, que o aprendizado acontece de maneira muito simples, alegre e eficiente.

Este curso tem por finalidade dar à criança condições para o estudo de um instrumento musical do ponto de vista sensorial, intelectual e afetivo, tornando-a capaz de expressar-se com liberdade através da música. Desenvolve também a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, ouvido musical, prazer de ouvir música, expressão corporal, imaginação, memória, raciocínio matemático, atenção, concentração, auto – disciplina e respeito ao próximo.

É pela transformação do indivíduo, pela educação da criança no nível mais sutil e profundo, que este curso é tão necessário a todas as crianças.

OBJETIVOS

Estimular o prazer de ouvir, fazer e conhecer música e prepará-lo para que realize com alegria a prática musical, vocal e instrumental.

Desenvolver a sensibilidade artística como proposta integradora para seu desenvolvimento pessoal.

Oferecer à criança, mediante recursos pedagógicos vivos e adequados, o maior número possível de oportunidades, para que aprenda música e que cada estágio seja cuidadosamente integrado e completo sem acelerar esse desenvolvimento e passagem.

Proporcionar à criança todos os elementos fundamentais da atividade musical que são do próprio ser humano, como o ritmo a audição, a sensorialidade, a emotividade, a inteligência e criatividade.

Propiciar à criança a possibilidade de formas de expressões interligadas pela linguagem musical (vocal, corporal, instrumental e do imaginário) com o intuito de desenvolver concentração, atencão, percepções, integração ao grupo, autodisciplina, entre outros.

Propiciar o conhecimento de manifestações musicais importantes como nosso folclore, música erudita, mpb e o jazz.

Estimular a criatividade e a improvisação musical.

Aprender a flauta doce e saber valorizar e conhecer as necessidades desse complexo instrumento.

http://clamescolademusica.com.br/contato/